O cenário do gás, o desenvolvimento do setor no Espírito Santo e a atuação do setor regulatório são temas de destaque durante a 8ª edição do Fórum Capixaba de Energia (Fenergia), que está sendo realizado nesta segunda-feira (28), no auditório do Hotel Golden Tulip. Em Vitória.

O Fórum é uma realização do Grupo Ideias e da Multieventos, com o apoio institucional da Agênciade Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Espírito Santo (Sedes). O tema deste ano é “Energia e o Desafio da Sustentabilidade”.

A abertura contou com a participação do governador Paulo Hartung que ressaltou que o evento éuma importante ferramenta para debater a atividade e diversificação da matriz energética no Estado. "Precisamos avançar muito na regulação em nosso país. Não podemos esperar o Governo fazer issosozinho. Precisamos melhorar a regulamentação, também de técnicos e gente qualificada. Esse é o olhar que o investidor externo precisa ter para ter segurança e realizar investimentos no país".

O Secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, destacou que é importanteconstruir a geração energia de forma sustentável e que o Fórum é importante para enriquecer o debate no Espírito Santo. "Hoje temos o grande desafio de ampliar o uso de gás natural no Estado. Contamos com uma Agência de Regulação Estruturada e pronta para tratar desse tema e que permitea confiança do setor privado para investir em projetos", ressaltou.

Já o diretor de Energia e Gás da Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP), Henrique Melo de Morais, foi o coordenador do Painel do Gás e Desenvolvimento do setor no Espírito Santo. “O tema de energia sustentável é de grande importância para obtermos uma matriz energética limpa. Hoje o Espírito Santo é um dos maiores produtores de gás. O incentivo ao uso e o investimento no setor contribui com a geração de emprego e renda para o Estado”, comentou.

O mesmo painel contou, também, com a participação do especialista em regulação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Luciano Gusmão Veloso, e o diretor da Gas Energy, Ricardo Pinto que destacaram também a importância de uma regulação de qualidade para investimentos seguros e de competitividade.

Estiveram presentes também o diretor administrativo da ARSP, Paulo Ricardo T. Meinicke, e a diretor técnica de saneamento básico e infraestrutura viária, Katia Muniz Côco.

O Fenergia prossegue nesta tarde e reúne especialistas de diferentes partes do país para fortalecer as discussões sobre energia no Estado, debater o desenvolvimento deste mercado e a estruturação de políticas públicas para o setor. Estarão na pauta assuntos como Geração Distribuída e Inserção de Fontes Renováveis na Matriz Elétrica, Perspectivas e Oportunidades de negócios do Setor Energético, Cooperação Brasil–Alemanha para o desenvolvimento energético do Brasil, dentre outros.

 LDR9705  LDR9872  LDR9923 IMG-20161128-WA0004

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação da ARSP:

Luisi Pessôa 3636.8511 /99839.1508 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado:

Leonardo Nunes (27) 9.99445215